quinta-feira, outubro 09, 2008

[fábula pós-moderna]

era uma vez uma menina que trabalhava como produtora de conteúdo num site de vídeos da internet.

aí um dia deram uma câmera e um microfone na mão dela, e deram uma missão: “menina, grava aí um depoimento do truta diretor de cinema e faz uma vinhetona from hell”.

então a menina foi. pegou a câmera, o microfone direcional, sua mochilinha e começou sua peregrinação.

ela encontrou o diretor, ele estava super feliz, e falou coisas muito legais. fizeram a gravação e foi tudo lindo. a menina foi embora sorrindo, com a certeza que tinha um material precioso debaixo do braço.

chegando na produtora a menina foi toda feliz descarregar o material no computador. ligou seu mac, ligou o player no seu computador, e foi lá, toda lampeira, ver o material que tinha deixado-a tão feliz.

ela colocou a fita no player, abriu o final cut e começou. primeira vez.... erro. calma. segunda tentativa: erro. terceira: erro. nem a imagem aparecia. ou quando aparecia, aparecia toda errada, distorcida, feia, horrorosa, sem som. a menina começou a se desesperar. quarta, quinta, sexta tentativa. todas infelizes. já molhando o teclado de tanta tristeza, com a certeza que todo seu material estava perdido, e que não adiantava, toda felicidade era efêmera e cheia de truques, ela resolveu olhar a câmera, ver o que poderia ter acontecido.

silêncio. momento de tensão.

- oi, gustavo, a sua câmera grava em PAL?
- é sim.
- ah tá. brigada.

- oi, player, você aí mesmo, que está ligado no computador, você é NTSC?
- sim, sou sim, veja escrito em letras garrafais bem no lugar onde você pôs a fita.
- ah, verdade. ok player, obrigada.


moral da história: não adiantar tentar capturar um vídeo PAL com um player NTSC.


e isso, amiguinhos, vale para várias coisas na vida, ok? por isso é uma fábula.