quinta-feira, março 27, 2008

se uma árvore cai no meio de uma clareira completamente deserta, sem ninguém e nenhum ser vivo por perto num raio de milhões de kilometros, pode-se dizer que houve som?

como você pode dizer que houve som, se você não estava lá? há som quando as ondas atingem seu ouvido, não quando a árvore cai. a culpa é do seu ouvido que está lá e faz a função de ouvir. se não há ouvidos para receber, essas ondas se configuram como som? é mais fácil culpar a desgraça da árvore que caiu e criou ondas, mas não faz diferença se foi ela que caiu, ou um poste, ou uma casa. tudo sempre vai depender do seu ouvido. se as ondas forem abaixo da frequencia que seu ouvido é capacitado a ouvir, você nem vai perceber, e vai afirmar que não houve som. mas houve. não houve? assim como pode haver milhões de ondas na frequencia perfeita para sua audição e você simplesmente não estar lá. adiantou de que?

é hora de começar a perceber que tudo depende do modo que nossos ouvidos recebem as ondas, não só da intenção que teve a árvore ao cair.