segunda-feira, março 24, 2008

desde que eu mudei pra esse apartamento eu tenho um costume, que de tanto ser costume virou quase um ritual (mais pela frequencia do que pelo significado, não posso deixar de frisar). toda noite, antes de dormir, eu coloco jornais no chão da cozinha, pego os potes de comida, de água e a caixinha de areia que ficam na varanda de casa, ponho pra dentro de casa, em cima dos jornais, tranco a porta da cozinha (a varanda é aberta, pode entrar ladrões), tranco o cadeado e penduro a chave num prego que tem na porta. desde o primeiro dia que eu fiquei nesse apartamento eu faço isso. várias pessoas que já passaram por essa casa já fizeram isso por mim, eventualmente. duas, talvez três vezes eu tenha deixado de fazer, mas porque estava muito bebada, muito louca, e cai de sono na minha cama.

aí, quando chega a hora de eu colocar os jornais no chão, eu sempre fico olhando as notícias. geralmente eu uso os mesmos jornais por 4, 5 dias (depois de usar eu só dobro e ponho no canto, pois não se sujam), então por 4, 5 dias eu coloco as mesmas folhas no chão. variam-se as disposições, os lados que ficam pra cima, quais ficam em cima, quais ficam embaixo. e todo dia eu leio as notícias. devido a variação de posição, todo dia tem alguma notícia que eu ainda não tinha lido anteriormente, e pra mim é novidade. ou alguma notícia que eu não tinha lido daquele jeito anteriormente, e pra mim também é novidade. todos os dias a hierarquia de importancia das notícias variam, todo dia a notícia do dia anterior é novidade. todo dia eu ainda descubro que há um mês atrás tinha uma matéria interessante do gero camilo numa coluna da monica bergamo que eventualmente eu não li, que o transito de são paulo há 2 semanas realmente estava caótico, que algum fulano com um nome que me chamou atenção morreu não faz nem três dias. talvez um dia eu pegue jornais tão antigos para colocar as coisas do gato que as notícias não sejam mais do passado distante, e sim do futuro próximo, afinal, todo mundo sabe, o mundo anda em círculos.