sábado, julho 05, 2008

das coisas que aprendemos nessa vida

ou

das coisas esquecidas na ultima gaveta da cômoda

[pessoas importantes]

com a aline eu aprendi que o diferente é lindo, e nos faz amar o outro de um jeito muito especial, com admiração, com alegria, com vontade.

com minha vó eu aprendi que nunca se está sozinho quando se tem um bom livro.

com a samira eu aprendi que nunca se está perdido quando se tem um cigarro.

com o namorado da minha mãe eu aprendi a guardar a carteira enfiada na cintura, e viver a vida de modo simples.

com meu pai eu aprendi a beber. muito. e aprendi um monte de coisas que eu não queria ser.

com a minha mãe eu aprendi a elogiar os outros, e querer dizer isso mesmo.

comigo, a minha mãe aprendeu a ouvir.

com o namorado dela, minha mãe aprendeu a sempre dizer "eu te amo, filhote" antes de desligar o telefone.

com meus amigos eu aprendi que não dá pra viver sem eles.

com a lilian, eu entendi porque chamar os melhores amigos de "irmãozinhos".

com a mariana eu aprendi que eu prefiro que meus casinhos nem durmam na minha casa. dividir a cama é algo íntimo demais, e você precisa estar jogada no chão de amores, se não incomoda. e também aprendi que estar achar que está apaixonado na maioria das vezes é só seu corpo falando que precisa fazer sexo.

[relacionamentos passados]

com o aldo eu aprendi que é gostoso ficar abraçado a alguém no inverno, e que ser groupie é legal.

com a vera eu aprendi que "te daria mi vida, pero la estoy usando".

com o júnior aprendi que deve-se amar e muito a pessoa que você está namorando, se não não vale a pena.

com a lívia aprendi que mentiras tem pernas curtas. e que nem sempre a frase "caso e café requentado não prestam" é verdadeira.

com o padre aprendi que as vezes parece que a gente poderia se casar com uma pessoa, mas talvez em outra vida, não nessa.

com a carla aprendi que deve-se admirar e muito a pessoa que você está namorando, se não não vale a pena.

com a roberta aprendi o valor de ter um tempo para si próprio, e de procurar um equilibrio.

com a mãe e irmão da roberta aprendi que devia ter dado atenção quando minha mãe falou "filhote, não se meta com esse tipo de gente, é encrenca na certa".

[personalidades]

com o rilke aprendi que a gente no fundo no fundo sempre está sozinho, e que isso é uma coisa interessante até.

com meu psicanalista aprendi que o segredo é o auto-conhecimento.

com o amir klink eu entendi porque gosto tanto de viajar (a frase lá de cima "Um homem precisa viajar" é dele).

com o italo calvino eu entendi porque gosto tanto de ler.

com o caio fernando abreu eu aprendi que dá pra tirar coisas lindas do sofrimento (e peguei uma mania no mínimo bizarra de "forçar um sofrimento" para escrever coisas sensíveis).

com a clarice lispector eu aprendi um pouco do que é ser mulher.

com minha mãe, minha vó e minha irmã eu aprendi bastante do que é ser mulher. e olha que a linhagem dos davies é da pá virada, do gênio forte, em geral as pessoas de fora tem dó das pessoas com quem nós nos relacionamos, não de nós. já sofremos bastante (talvez sofreremos mais ainda nessa vida), mas somos fortes, estaremos sempre juntas e nos compreendemos só com um olhar.

PS: não fiquem bravos se eu esqueci de alguém... a gente aprende muita coisa para se lembrar apenas em um sábado a noite quando não se está afim de sair de casa.